O Diário de Santa Maria está na final do Prêmio Abmes de Jornalismo 2017, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, com a série de reportagens Vidas e realidades transformadas pelo Ensino Superior privado, na categoria Internet Regional.
UFSM oferece atendimento de emergência exclusivo no campus
O material foi publicado, no jornal impresso e no site do Diário, entre os dias 12 e 30 de maio, em seis reportagens, que contaram histórias de vidas que foram modificadas pelas instituições particulares de Ensino Superior de Santa Maria. Foram retratados, no material produzido, o Centro Universitário Franciscano (Unifra), a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), o campus de Santa Maria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), a Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) e a Faculdade Palotina (Fapas).
Além de apresentar as transformações vividas por alunos e professores, o Diário mostrou que as mudanças não ficam dentro das salas de aula. Os projetos de extensão das instituições proporcionam qualidade de vida à comunidade da cidade e os projetos de pesquisa dão visibilidade às instituições na cidade, no país e no mundo. Além disso, a presença física das faculdades e de sua comunidade acadêmica impulsionam o comércio no entorno dos prédios,transformando vidas, também, indiretamente.
As reportagens da série:
Reportagem 1: Unifra
Reportagem 2: Fisma
Reportagem 3: Ulbra
Reportagem 4: Fadisma
Reportagem 5: Fames
Reportagem 6: Fapas
O material, produzido pela repórter Carolina Carvalho, foi um dos mais de 220 inscritos de todo o país. No total, serão distribuídos R$ 100 mil em premiações entre os vencedores das 24 categorias do prêmio. Os finalistas foram escolhidos pelo júri composto por Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira. O anúncio dos vencedores será feito durante o jantar de comemoração dos 35 anos da Abmes, em 8 de agosto, em Brasília (DF).
A série de reportagens do Diário tem fotos de Gabriel Haesbaert, Lucas Amorelli e Charles Guerra e edição de Carmen Xavier. O material foi publicado no site do jornal pelo web designer Rafael Guerra e pelas repórteres Gabriela Perufo e Michelli Taborda.